Adsense

15 setembro 2014

E.A.E à Distância

Escolas de Aprendizes do Evangelho à Distância

A Escola de Aprendizes do Evangelho representa uma grande oportunidade para a transformação do ser humano, por meio do aprendizado e vivência do evangelho, transformando o “homem velho no homem novo”, como nos diz Paulo de Tarso; no entanto, essa oportunidade está restrita aos frequentadores da Escola nos Centros Espíritas.



OBJETIVO E ORIGEM: Mas há pessoas com impossibilidades reais de frequentar a Escola presencial e que ficam excluídas. Foi para preencher essa lacuna, que surgiu a EAE a Distância, inicialmente por correspondência e um atendimento individual, depois ampliada também para envio por Internet (via email) e atendendo alunos reunidos em grupos de estudos (com duas ou mais pessoas).
Aliás, necessidade já prevista por Edgard Armond, em 1950, no livro Guia do Aprendiz – Cap. 12 – (…) “As Escolas já existentes, como aliás já foi previsto… promoverão Cursos por Correspondência, com instruções pormenorizadas e metódicas enviadas aos interessados pelos meios normais conhecidos, encarregando-se também da apuração dos resultados nas épocas próprias”, destacando assim a importância da Escola a distância. A este ponto, somam-se os insistentes apelos da Espiritualidade na urgência de evangelizar o homem para atender às necessidades dos momentos vindouros. Criaram-se então a EAE a distância.
A EAE a distância é mais um trabalho alicerçado no programa da Iniciação Espírita e de seus elevados ideais, dando também oportunidade aos grupos pertencentes ao movimento de Aliança de expandir sua atuação, levando a Escola aos quatro cantos do planeta, cumprindo assim o que Edgard Armond coloca no livro A Hora do Apocalipse – págs. 40 e 82 – (…) “conforme está predito, o Brasil será o luzeiro do mundo e o ponto donde a verdade se espalhará por toda a parte… Mas é necessário que haja uma expansão de maior rapidez e amplitude porque o tempo é curto…”
A EAE a distância é um trabalho que deve ser incorporado pelos Grupos Integrados e inscritos como mais uma ferramenta legada pela espiritualidade para que se concretize o processo de Iniciação Espiritual da humanidade.
IMPOSSIBILITADO REAL: São Pessoas que residem em locais onde não há a Escola presencial, pessoas enclausuradas em hospitais, clinicas, presídios ou lares (no caso de absoluta impossibilidade de locomoção), pessoas que trabalham em rodizio permanente de horários. Observação: Os casos de exceções são analisados pela equipe que dirige o aluno, sob sua inteira responsabilidade.
METODOLOGIA: É a mesma Escola realizada em sala de aula, com o mesmo programa e mesmas atividades, incluindo-se apenas a metodologia do ensino a distância. 
A EAE a distância possui pilares de sustentação que devem ser preservados pelos grupos espíritas, para que haja êxito no trabalho, que são:
  • a)  Tarefas desenvolvidas totalmente na Casa Espírita. (com a devida disciplina de dia/horário)
  • b)  Tarefas sempre em equipe.
  • c)  Equipe de voluntários sintonizados com a Espiritualidade Superior.
  • d)  Cartas mensais devidamente estruturadas, por meio das quais o Dirigente de Aluno cumpre sua função.
OBSERVAÇÃO: A Casa Espirita deve ser comprometida com a da Escola à Distancia tanto quanto com as Escolas presenciais, oferecendo apoio necessário principalmente na área espiritual tais como: vibrações, tratamentos, exames espirituais… Os voluntários que formam a equipe devem utilizar material especifico de apoio para alunos individuais e alunos em grupos de estudos, bem como o manual com o método a ser aplicado (Manual EAED para o dirigente). Os Dirigentes deverão fazer o Curso específico de Formação da EAE a Distância.

Para participar, entre em contato com: escoladistancia@alianca.org.br

http://alianca.org.br/programa-de-estudos/escola-de-aprendizes-do-evangelho/e-a-e-a-distancia/

http://www.digmafra.com.br/eaed/    para dirigentes da aula